Com a chegada de um novo confinamento, como poupar na conta da luz tornou-se numa missão que todos aderiram. Afinal, o uso de computadores e outros aparelhos para trabalhar aumentou, bem como a conta da eletricidade.

Procuras reduzir a tua despesa com a conta da luz? Então lê as minhas 13 dicas para o conseguires!

Como poupar na conta da luz enquanto se está em casa?

1. Desliga da tomada aquilo que não usas

Seja o computador ou outro gadget, se não estás a usar, a tarefa é fácil: desliga. Além de reduzir a esperança de vida dos teus aparelhos, o consumo em baixa energia é um desperdício de eletricidade e, consequentemente, de dinheiro. Por isso, remove sempre o carregador do teu computador quando lhe quiseres dar um descanso.

2. Usa tomadas inteligentes

Atualmente existem diversas opções neste campo, pelo que escolhas não faltam. Desde as clássicas tomadas com botão até àquelas que se desligam quando o equipamento “master” entra em standby, só tens que escolher a que mais te agradar.

Aquecedor elétrico

3. Evita ter aquecedores ou termóstatos ligados sem necessidade

Embora seja preciso garantir a temperatura ideal para não morreres de frio, é importante que saibas regular o seu uso. Como? Simples: além de escolheres equipamentos eficientes, deves usá-los somente para tornar o ambiente mais agradável. Assim que estiver quente, desliga.

Outro aspeto que ajuda nesta questão é o vestires-te de acordo com a estação. Ou seja, durante o frio opta por peças de roupa mais quente e por teres mantas ao teu dispor para te cobrires e verás que o uso de aparelhos de aquecimento será reduzido.

Aproveita e consulta algumas dicas para te vestires em teletrabalho.

4. Mantém as portas das divisões fechadas

Agora que o teletrabalho é obrigatório, esta é uma dica com dupla utilidade. A primeira é manteres-te concentrado naquilo que estás a fazer. A segunda é manteres o isolamento térmico da divisão, evitando que o calor se dissipe.

5. Diminui a temperatura do cilindro

Ao reduzires a temperatura da água quente do teu cilindro estás a poupar dinheiro e a reduzir as emissões de energia.

Escritório com luz natural para reduzir a conta da luz

Poupar luz nas rotinas diárias

6. Deixa o sol entrar

Queres começar o dia da melhor forma? Abre as persianas e estores! Além de seres banhado com vitamina D, deixas o sol entrar na divisão. Com isto beneficias de:

  • Calor natural, diminuindo o uso de equipamentos de aquecimento;
  • Luz natural, evitando o recurso à luz elétrica para iluminar as divisões.

7. Toma duches mais curtos

Além da poupança de água, é importante começares a tomar duches mais curtos. Porquê? Porque diminuis o tempo que tens a luz ligada ou, no caso de teres um termoacumulador, o seu tempo de uso.

8. Apaga as luzes

Do mesmo modo que deves desligar os equipamentos que não estás a usar, deves fazer o mesmo com a luz nas divisões. Saíste de uma divisão para outra? Desliga as luzes!

Cozinha de forma inteligente para reduzir a conta da luz

9. Cozinha de forma inteligente

Estas dicas são muito úteis para quem placas de indução. Em primeiro, tapa a panela para que o calor fique retido e os alimentos cozinhem mais rápido. Em segundo, desliga o fogão cerca de 5 minutos antes de terminares de cozinhar a refeição pois é o tempo suficiente para que, com o calor, fique pronta. Por último, aproveita e cozinha a mais a pensar noutras refeições (pode ser para o jantar, por exemplo).

Outra dica dentro da cozinha é aproveitares o uso do forno para fazeres mais do que uma coisa. Por exemplo, se vais fazer um assado, aproveita o calor e coze as bolachas para os teus lanches da semana. Aliás, esta é uma das principais vantagens da preparação de refeições: consegues prever os consumos a todos os níveis, incluindo de luz!

Máquina de lavar roupa

10. Coloca as máquinas a lavar em bi-horário/noturno

Seja a máquina de lavar roupa ou loiça, certamente tens muito mais para lavar nesta altura do que antes. Porém, isso não é motivo para que as coloques a funcionar em qualquer horário! Mais do que nunca, aproveita e dá uso às tarifas bi-horário ou noturno para veres a conta da luz a reduzir. Além disso, é importante que:

  • Só coloques as máquinas a lavar quando estiverem cheias;
  • Seleciones um programa curto e a baixa temperatura (faz bem ao ambiente e à carteira).

11. Seca a roupa ao ar livre

Sempre que possível, deves estender a roupa no exterior. Seja numa corda ou estendal, esta é a melhor forma de secar sem danificar a tua roupa e sem gastar muita luz. Nessa impossibilidade, estende a roupa num local no interior da casa. Assim garantes que a máquina de secar a roupa é usada em último recurso.

Eletrodomésticos eficientes

12. Enche o frigorífico e o congelador

Apesar de não parecer, sabias que para poupar na conta de luz deves abastecer o teu frigorífico e o congelador? Só assim consegues manter a sua eficiência energética. Mas não te esqueças que deves seguir algumas dicas para poupares no supermercado, senão poupas num lado e gastas noutro!

13. Não abras constantemente o frigorífico

Planeia tudo o que vais fazer e tira todos os ingredientes que precisas do teu frigorífico de uma só vez. Caso contrário, o abre e fecha a porta só vai fazer disparar a tua conta da luz.

Estas são apenas algumas formas de poupares na conta da luz que podes juntar às que já tinha dado anteriormente. O mais importante é que consigas reduzir as tuas despesas nesta altura em que os consumos são mais elevados!

Ainda assim o dinheiro que tens não é suficiente? Então está na altura de encontrares uma forma de ganhares dinheiro online durante a quarentena!