Acredito que mal ouviste falar em confinamento que foste pesquisar como ganhar dinheiro online na quarentena, algo que é normal. De facto, já que vais estar mais tempo em casa, podes aproveitá-lo para rentabilizares os teus ganhos.

Embora grande parte das atividades possam ser aplicadas no pós-pandemia (que esperemos que chegue rápido!), nada como lembrá-las nesta época em que o confinamento é obrigatório. Por isso, arregaça as mangas, põe-te em sentido e continua a ler este artigo!

Como ganhar dinheiro online na quarentena

Como ganhar dinheiro online na quarentena? 8 ideias para aplicares já

1. “Destralha” o que já não usas

Embora estejas em teletrabalho, uma coisa é certa: tens mais tempo. Por isso, podes reservar uma parte dele para fazeres uma limpeza à tua casa. Mas quando digo limpeza, refiro-me a uma limpeza a fundo, que envolve tirar tudo do lugar. O objetivo? Descobrir pequenos tesouros que possam ser vendidos.

Desde eletrodomésticos usados ou objetos de decoração, não te faltam locais para vendê-los. Duvidas? Então consulta a minha lista de locais confiáveis para fazeres as tuas vendas. A vantagem é que grande parte deles é online! Assim consegues um verdadeiro 2 em 1: libertar espaço em casa enquanto ganhas dinheiro com isso.

Nota: se fizeres envios pelos correios, não te esqueças de cobrar os portes de envio, caso contrário, em vez de lucro terás prejuízo!

Frasco cosmética

2. Vende produtos online

Caso não tenhas nada usado para vender mas ainda assim queres apostar na área das vendas, que tal venderes outros produtos online?

Seja produtos por catálogo ou roupa, esta pode ser uma boa forma de rentabilizares o teu tempo em casa. O segredo passa por veres as necessidades do mercado e apostares nesse segmento.

Depois de já saberes a área em que vais atuar, procura fornecedores e cria as tuas redes sociais de venda ou uma loja online. Começa a publicitar e verás como em pouco tempo vais começar a faturar!

3. Responde a inquéritos pagos

Por mais que possa parecer impossível, a verdade é que podes ganhar dinheiro enquanto respondes a inquéritos! Tudo o que tens que fazer é preencheres o teu perfil e estares atento ao teu email, já que é por esta via que costumam usar para enviar notificações para inquéritos.

Não sabes onde te inscrever? Conhece os 3 sites que uso e recomendo.

Como ganhar dinheiro online na quarentena - Costura

4. Faz e vende artesanato

Tens jeito para as artes manuais? Então tens aqui uma boa oportunidade de rentabilizares o teu tempo!

Apesar de poderes fazer isto em qualquer altura, nesta época de pandemia podes tirar ainda mais partido. Por exemplo, se no meio das tuas arrumações encontrares roupa manchada ou inutilizada, aproveita e faz bolsas para transportar os frascos de álcool em gel. Além de reciclares, como vais ter gastos reduzidos com a matéria-prima, podes otimizar os teus lucros! O melhor é que poderás vender online, podendo enviar pelos correios as tuas peças.

A ideia passa por dar resposta ao que o mercado procura. Nesse sentido, tenta saber junto dos teus amigos e familiares ou através de uma breve pesquisa nas redes sociais o que as pessoas procuram. A partir daí é só pores mãos à obra para satisfazer essas necessidades!

Como ganhar dinheiro online na quarentena - Freelancer

5. Dedica-te ao freelancing

Pode parecer assustador ao início, contudo, logo verás que vale a pena tornares-te freelancer para ganhar um dinheiro extra durante a quarenta. As áreas mais requisitadas são aquelas que estão ligadas ao marketing e à programação, contudo, podes procurar realizar outros serviços. Por exemplo, podes fazer traduções ou redação de artigos.

Atividade em destaque: assistente virtual

Com o teletrabalho obrigatório e com o aumento de trabalho em alguns setores, muitas empresas procuram reforçar os seus quadros. Por isso, tornares-te assistente virtual nesta altura poderá ser uma belíssima aposta! Quem sabe se não gostas desta profissão e tudo corre bem ao ponto de decidires adotá-la como tua fonte de renda principal.

Queres saber mais sobre esta atividade? Recomendo-te este curso.

Como ganhar dinheiro online na quarentena - Ensino

6. Ensina o que sabes

Seja a dar explicações ou enquanto mentora, porque não ensinas o que sabes? Para isso basta promoveres os teus serviços recorrendo às redes sociais (cria páginas profissionais para isso) ou através da criação de um site.

7. Cria produtos digitais

Seja um curso, um ebook ou outro tipo de produto digital, esta é a tua oportunidade. Porquê? Porque a procura por este tipo de bens e serviços aumentou exponencialmente durante o primeiro confinamento. Em causa está a vontade das pessoas adquirirem novos conhecimentos para fazerem face aos novos desafios.

Nesse sentido, cria um site ou usa uma plataforma de venda de cursos como a Udemy para começares a ensinar.

Como ganhar dinheiro online na quarentena - Blog

8. Cria um blog

Por último, não podia deixar de referir a criação de um blog neste artigo de como ganhar dinheiro online na quarentena. Afinal, o tráfego na Internet vai aumentar, sendo por isso a melhor altura para te dedicares a um projeto online.

Entre outras coisas, destaco a importância de saberes técnicas de SEO para potenciares o teu projeto. Assim consegues obter tráfego orgânico para o teu blog, podendo depois monetizá-lo.

Formas de ganhar dinheiro com um blog

  • Links de afiliados;
  • Banners publicitários;
  • Artigos patrocinados;
  • Criação de produtos digitais para venda.
Economizar, poupar e investir

Fonte: Pixabay

Em suma…

Esta é a oportunidade para te lançares nos produtos online! Dado que as iniciativas presenciais estão suspensas, a solução passa por aproveitares o teu tempo na Internet a teu favor. Como vês, atividades não faltam, só tens que escolher aquela que mais gostas.

Embora este mundo seja muito aliciante, convém estares ciente de que tens algumas obrigações fiscais a cumprir. Aliás, para muitas destas atividades terás que obrigatoriamente passar recibos verdes ou atos isolados. Contudo, não te acanhes: informa-te com um contabilista certificado. Afinal, na tentativa de ganhares um extra poderás ter prejuízo, o que não é, de todo, o objetivo. Nesse sentido recomendo-te a Finanças para Freelancers.