Como poupar energia elétrica? Esta é, talvez, a questão que mais fazes. Tal não é de admirar, dado que a fatura da luz é uma das que ocupa uma fatia importante nas despesas da casa.
Embora existam muitos fatores que influenciam no valor total da fatura, há formas de conseguires minimizar os seus efeitos sem investir dinheiro.
Por exemplo, substituir as lâmpadas por opções mais eficientes à medida que elas forem fundindo é somente uma das muitas medidas que deves adotar.
Mas sabes o que precisas de fazer agora? Anotar as minhas dicas para poupar energia sem investir e aplicá-las de imediato!
Como poupar energia em casa sem investir? 10 ideias para pôr já em prática
Tal como te disse, existem formas de poupar energia que precisas conhecer para começar já a tua poupança mensal. Abaixo, partilho contigo 10 medidas infalíveis para esse efeito.
1. Verifica o preço da tua tarifa
Será que estás a pagar o que é justo?
Por vezes, podes estar a pagar o dobro daquilo que, de facto, devias pagar. Os fatores para isso acontecerem são muitos, como o ajuste MIBEL, entre outros.
Nesse sentido, o ideal é usares simuladores para comparar os preços da eletricidade. Se as poupanças forem significativas, então é porque está na altura de mudares de fornecedor de energia elétrica.
2. Troca as lâmpadas para poupar energia
As lâmpadas mais baratas são, à partida, as incandescentes. Mas o que tu não sabes é que além de se fundirem com mais facilidade, apresentam um consumo que te podem levar a pagar entre 25 a 50 euros a mais na tua fatura anual da luz.
Assim sendo, deves ir substituindo as tuas lâmpadas por versões fluorescentes compactas ou LED com baixo consumo.
Lê sempre a embalagem e considera todas as opções. Não tenhas medo de compará-las entre si e optar por aquela que apresentar um maior tempo de vida útil e baixo consumo energético.
Além disso, não te sintas constrangido por teres que pagar um pouco mais do que outras opções se isso te compensar. Os reflexos dessa escolha vão sentir-se na tua fatura mensal da luz!
3. Compra eletrodomésticos eficientes
Caso já tenhas uma casa montada, este pode ser um ponto difícil de seguir. Contudo, se ainda estás a equipa-la ou se precisas de substituir um eletrodoméstico que avariou, segue este grande e sábio conselho!
O ideal é apostares nos equipamentos que apresentem uma eficiência energética A+ ou superior, pois são aqueles que te irão consumir menos energia para cumprir a sua função.
O truque é comparares os equipamentos com as mesmas funções para veres qual é o melhor. Porém, poderás consultar alguns sites que poderão ajudar a ter uma noção de qual é a melhor opção.
O Topten, por exemplo, apresenta os modelos mais eficientes à venda no mercado nacional dividido por tipo de equipamento.
Acredita, não é difícil fazer uma boa compra em termos de eficiência, preço e regalias (diga-se garantia) do equipamento. É uma questão de pesquisar e analisar antes de comprar!
Nestes casos, usa e abusa do cashback, em que recebes uma percentagem da tua compra.
4. Desliga os equipamentos que não estejas a usar
Ainda que este seja um hábito comum, tal não pode continuar mais. Porquê? Porque é daqueles gastos evitáveis que te pode salvar dinheiro para outros objetivos que tenhas!
Caso já não estejas a usar um determinado aparelho ou se já acabaste de carregá-lo, não deixes em modo standby ou o carregador lá. Desliga o aparelho na tomada e tira o carregador da ficha.
De acordo com a Quercus, estarás a poupar cerca de 4,8% do total anual da tua fatura de energia elétrica ao adotar estas medidas para poupar energia.
5. Pinta a tua casa de cores claras
Ao pintares as paredes da tua casa de tons claros e neutros (como por exemplo, branco) estarás a permitir que a luz natural se propague pelo espaço. Com isto, evitas usar luz artificial, o que consequentemente diminui a tua conta da luz.
Além destas questões, as cores claras não absorverem o calor da luz natural, permitindo-te evitar o uso de equipamentos de climatização, como o ar condicionado, o que se traduz também numa poupança energética e financeira.
Já percebeste que uma ação pode mudar radicalmente os teus consumos?
6. Isolar janelas e portas para poupar energia
Para evitar os equipamentos de climatização, como o ar condicionado ou o aquecedor, isola as janelas e portas da tua casa.
A forma mais comum é a instalação de persianas especiais para manter o calor no inverno e o frescor no verão. No entanto, para que o teu isolamento possa ser a baixo custo, usa o plástico bolha das encomendas que recebes para isolar as janelas e portas.
7. Utiliza a máquina de lavar roupa e louça com carga completa
Apesar de parecer óbvio, esta é daquelas dicas para poupar energia que ainda é muito subestimada.
Além de poupares luz, ao utilizares as tuas máquinas com carga completa consegues poupar água. Ou seja, um verdadeiro 2 em 1!
8. Usa panelas com o diâmetro certo
Enquanto estiveres a cozinhar, deves utilizar as bocas mais pequenas do fogão. Por norma, consomem menos de 10% de energia.
Por outro lado, deves usar panelas adequadas para o tamanho de cada boca do fogão. Assim evitas desperdício de energia, o que se reflete em poupança na conta da eletricidade.
No caso de usares gás natural, segue também esta dica. E, claro, comprara os preços do gás natural, para maximizares as tuas poupanças.
9. Não deixes carregadores na tomada
Sabes o que podemos fazer para poupar energia? Desligar todos os carregadores que estiverem na tomada e não estiverem a ser utilizados.
Por norma, este costuma ser um consumo fantasma que aumenta (e muito) o que vais pagar ao final do mês.
10. Procura formas alternativas de aquecer a casa no inverno
Sabes como poupar energia no inverno de forma criativa? Bom, existem algumas formas, mas destaco-te 2:
- Utilizar mais o forno, pois parte da eletricidade irá dissipar-se para aquecer a casa (e ficarás com uma refeição mais saudável e saborosa para degustar);
- Passar a ferro na divisão onde a tua família está (a ideia funciona como o uso do forno, pois parte da eletricidade dissipar-se-á para aquecer a divisão).
Agora que sabes como poupar energia em nossas casas…
Aplica já todas as dicas. Apesar de simples, verás que a poupança se fará sentir num piscar de olhos!
2 Comentários
[…] Ao optares por este critério para escolheres as peças que compras, irás certamente poupar na conta da luz! […]
[…] ao que acontece com a poupança na fatura da luz, equipar a tua casa de banho com alguns “extras” poderá mostrar-se eficaz na conta […]