Já falei no blog como poupar água, mais concretamente na casa de banho. Na altura, dei 6 dicas que podem ser aplicadas nesta divisão da casa. Contudo, ela não é a única a ter água à disposição. Além dela, existem outras divisões como o jardim e a cozinha. Mas, sejamos honestos: não é só nestas divisões que usamos água. Este é um elemento essencial para a nossa sobrevivência e é usado em quase tudo o que fazemos, desde a comida à limpeza. Por isso, torna-se ainda mais importante saber poupá-lo.

Agora que se passa mais tempo em casa, há uma certa tendência a aumentar os consumos. Além do aumento exponencial nos consumos de luz, que podem ser diminuídos com estas dicas, gasta-se mais água estando em casa. Mas a boa notícia é que podes reverter esse quadro! Como? Seguindo as dicas que te dou hoje. Acredita que se as aplicares diariamente verás a diferença. Vamos a isso?

Como poupar água diariamente com 5 dicas transformadoras

Torneira a pingar

1. Fecha a torneira

Esta é clássica, contudo, garanto-te que é a principal causa de teres uma conta de água elevada. Tal como referi algures no blog, estás a desperdiçar cerca de 14 litros de água ao lavares os dentes e 40 litros ao fazeres a barba se não fechares a torneira. Caso uses um copo para lavares os dentes ou coloques a tampa no lavatório para fazeres a barba, reduzes os consumos para, respetivamente 1 e 4 litros. O mesmo se aplica ao banho: fecha a torneira sempre que te estiveres a ensaboar.

2. Repara as torneiras a pingar

Este é um dos gastos “fantasma” que mais água consome. Se achas que uma simples gota de água é inofensiva, experimenta tê-la durante 1 mês e verás como é que os teus consumos dispararão! Por isso não adies mais: assim que vires uma torneira a pingar, repara-a imediatamente.

Máquina de lavar roupa cheia

3. Usa as máquinas completamente cheias

Sem dúvida que as máquinas de lavar roupa e loiça poupam trabalham. Contudo, se não as souberes usar, poderás ter mais malefícios que benefícios! Por isso é importante que as uses só com a carga cheia. Para fazeres um verdadeiro 2 em 1, coloca-as a trabalhar completamente cheias e em bi-horário. Assim poupas água e luz!

4. Usa só a água necessária para cozinhar

Se vais cozer ovos, não precisas de encher até cima a panela com água, isso só vai fazer com que gastes água e eletricidade. Em vez disso, usa a água estritamente necessária e verás como os ovos cozem mais depressa!

Sugestão: aproveita e fica a saber como podes aproveitar as cascas de ovo para poupares dinheiro.

Como poupar água

5. Não descongeles a comida em água corrente

Além de desperdiçares água, estarás a pôr a tua saúde em risco. Porquê? Ora porque segundo as normas de higiene e segurança alimentar, os alimentos devem ser descongelados no frigorífico. Por isso, já sabes!

Pronto para poupar água?

Agora que já sabes que erros evitar quando estás em casa, só tens que pôr as minhas dicas em prática. Verás que a redução na tua conta de água será significativa!