7 dicas para aquecer a casa sem aquecedor

De acordo com uma notícia recente, existem entre 660 a 680 mil pessoas em Portugal a passar dificuldades para aquecer a casa. Ou seja, cerca de 17,4% da população vive numa situação de pobreza energética severa.

Embora esta seja uma realidade dura de ouvir, é importante começar a olhar para soluções que permitam minimizar a pobreza energética. Se a substituição de janelas ou portas é impossível para ti, ficar a saber que existem alternativas mais em conta que te permitem isolar e aquecer a casa.

Posto isto, sabe como é que podes reduzir as tuas despesas com a energia e melhorar o conforto térmico da tua casa.

Como aquecer a casa sem aquecedor: 7 dicas económicas e eficazes

Se queres poupar na conta da eletricidade, deves, em primeiro lugar, procurar aquecer a tua casa sem aquecedor. Como? Eu explico-te:

Abrir as janelas para aquecer a casa

1. Deixa o sol entrar para aquecer a casa

Uma vez que o sol é a maior fonte de calor, porque não aproveitá-la? Para isso, liberta as janelas, abre as portadas, os cortinados e os estores. Assim, estás a deixar entrar calor, a arejar a casa e a renovar o ar, o que ajuda a melhorar o conforto térmico.

2. Fecha as portas, janelas e persianas

Assim que começar a anoitecer, fecha as janelas e as persianas, de modo a evitar que o calor saía. Além disso, aproveita e fecha as portas das divisões que não estás a usar. Deste modo, manténs a temperatura da casa.

3. Investe no isolamento térmico

Um bom isolamento térmico ou janelas eficientes fazem toda a diferença no aquecimento da casa.

Por exemplo, a aplicação de isolamento térmico nas fachadas e coberturas pode reduzir em 50% as perdas de calor, melhorando o conforto térmico. No entanto, este é um investimento elevado, mesmo que existam alguns apoios ambientais, como é o caso do Vale Eficiência.

Em alternativa, podes apostar em opções mais em conta, como por exemplo, a colocação de fita de calafetagem ou fita adesiva isoladora e rolos compridos de tecido com enchimento (os chamados “chouriços”) nas janelas e portas. Deste modo, evitas as correntes de ar, que contribuem para o arrefecimento da casa.

Outra opção ainda mais económica é o uso de plástico-bolha, que podes aproveitar das tuas compras online. Assim reutilizas recursos, poupas dinheiro e preservas o meio ambiente.

Aquecer a casa com velas

4. Usa velas para aquecer a casa

Embora por si só não aqueça, o uso de velas é bom para criar pequenos pontos de calor que contribuem para o aquecimento da casa.

Nesse sentido, espalha velas pela casa. Assim consegues criar um ambiente mais acolhedor, conseguindo uma fonte de calor ligeira e mais localizada.

Tens é de ter cuidado com a sua utilização, mantendo-as longe de materiais inflamáveis. Assim que sairés da divisão ou te fores deitar, deves apagá-las.

5. Aposta nos têxteis-lar

Apesar de se pensar que são artigos meramente decorativos, os têxteis-lar são uma ajuda para aquecer a casa no inverno. Porquê? Porque diminui as correntes de ar e dão um ambiente mais acolhedor e quente à divisão.

Tendo em conta isto, deves apostar em tapetes grossos e felpudos, pois ajudam a reforçar o conforto em todo o tipo de divisões, principalmente se o piso for de pedra ou cerâmico. Aposta também em almofadas e capas de sofás de materiais mais quentes.

6. Forra as paredes

Do mesmo modo que o chão despido contribui para o arrefecimento de uma divisão, as paredes despidas não conseguem reter o calor de forma tão eficaz.

Para evitares esta situação, espalha as fotografias que estão nos teus álbuns pelas paredes da tua casa. Podes ainda investir em espelhos e móveis encostados na parede, para que possas aquecer a casa.

Aquecer a casa enquanto se cozinha no forno

7. Passa mais tempo na cozinha para aquecer a casa

Durante o inverno, a cozinha aquece com mais facilidade, pois é onde se confecionam as refeições e onde costumam estar as máquinas de lavar roupa e louça, ajudando a aquecer o ambiente.

Por isso, aproveita para cozinhar e distribuir o calor por outras divisões. Se usares o forno, aproveita para rentabilizar o seu uso para preparar várias refeições em simultâneo. Aliás, o planeamento de refeições permite-te também poupar no supermercado.

Outras formas de te aqueceres sem ligar o aquecimento

Agora que sabes aquecer a casa no inverno, está na altura de descobrires outras formas de te manteres quente e, assim, evitar o uso de aquecedor. Sabe como:

Troca a roupa ao chegar a casa

É normal que sintas frio assim que chegas a casa. No entanto, o problema pode não ser da casa, mas sim do frio que sentiste na rua ou nos locais onde estiveste.

Nesse sentido, troca a tua roupa assim que chegares a casa, optando por várias camadas de peças quentes, de materiais como a lã ou os tecidos térmicos. Para ajudar, podes tomar um banho quente primeiro, para aqueceres o corpo sem ligar os sistemas de aquecimento da casa.

Manta e bebida quente

Usa e abusa das mantas

Além de aconchegarem, aquecem e conservam a temperatura corporal. Dá preferência às que são feitas e lá, pois geram calor devido ao seu isolamento térmico. Em alternativa, podes escolher as mantas polares.

Utiliza botijas de água quente

As botijas de água quente são uma boa forma de manter a tua temperatura corporal. Por isso, usa e abusa delas nos pés, sobretudo na cama, na hora de dormir.

Nota: para que possas poupar água, reaquece a água que estiver na botija a cada uso. Em alternativa, quando ela estiver fria, podes utilizá-la para, por exemplo, regar as plantas.

Ingere bebidas quentes

Uma forma de te manteres hidratado e quente durante o inverno, é ingerires bebida quentes, como chás, infusões e café. Podes aproveitar e fazer uma grande quantidade para armazenar numa garrafa térmica para ir bebendo ao longo do dia.

Se quiseres mesmo comprar um sistema de aquecimento…

Deves comprar um sistema de aquecimento adequado à tua casa, isto é, tendo em conta as condições da habitação, o número de divisões e as necessidades de utilização.

Não te deixes enganar pelo preço de compra: antes de investires num sistema de aquecimento, seja uma lareira ou um aquecedor portátil, verifica aspetos como o consumo energético ou os gastos de manutenção.

Descobre como escolher um aquecedor económico e evita gastos exorbitantes com a luz ou o gás.

Vídeo: vê as minhas dicas para aquecer a casa no Manhã Informativa do Porto Canal!

 

Artigos que deves ler

Deixar um comentário