Certamente que algum amigo, pelo menos uma vez, já te sugeriu recorrer às compras através da Internet, porém, tu não sabes como comprar online. Os benefícios até são muitos, contudo, o medo é ainda maior e prevalece.

Numa altura em que se registam inúmeros casos de burlas ligadas às compras através da Internet, os céticos ficam ainda mais apreensivos com esta prática. Compreendo que até possa ser o teu caso, porém, garanto-te que não existem motivos para tal.

Tal como acontece noutras circunstâncias, é necessário tomar precauções e, acima de tudo, estar-se informado de como os processos decorrem. Se tens algum receio quanto às compras online, relaxa, estás no sítio certo. Tenho aqui 7 dicas de como comprar online para te deixar mais à-vontade quanto ao assunto. Tenho a certeza que depois de leres este artigo vais-te render a esta prática!

Como comprar online em casa

1. Escolher lojas seguras

Não precisas ser nenhum expert em informática para saber se a loja é ou não segura. Necessitas é de ter atenção aos seguintes pontos.

Reputação da loja

Antes de realizares compras numa determinada, tenta saber como é que é a sua qualidade em relação aos serviços prestados como, por exemplo, de apoio ao cliente. Esta é uma tarefa fácil: basta procurares comentários e feedbacks em sites especializados, junto de amigos teus ou no Portal da Queixa.

Informações sobre a loja

Outro aspeto a teres em conta são as informações sobre a loja. Deves considerar os dados que disponibilizam para contacto no caso de dúvidas, morada do espaço físico (se tiver), informações no caso de resolução de litígios e dados do registo legal da loja (normalmente disposto nos termos e condições).

SSL (Security Sockets Layer)

Na barra de endereços, do lado esquerdo do browser, procura pelo SSL. Está representado por um desenho de um cadeado e o endereço começa com https://. Tendo estes dois dados, sabes que estás num site seguro.

2. Não clicar em links nos emails do spam

Embora não seja verificada com regularidade, quando verificas a caixa de spam certamente que te deparas com emails de lojas nas quais não te inscreveste. Por isso, não cliques nenhum link que possa conter nele. Aliás, para evitar tentações, elimina de imediato, mesmo que no título esteja uma mega promoção. Porquê? Porque se trata de uma fraude.

Lembra-te: a fonte mais segura é visitares diretamente o site da loja ou, então, subscreveres à sua newsletter.

3. Cuidado com os dados fornecidos

Os dados básicos para fazeres uma compra online são o primeiro e último nome, a morada completa, o teu contacto e o NIF (para emissão de fatura). Caso a loja te peça outro tipo de dados e desconfies de alguma fraude, não forneças e suspende a encomenda.

Alerta: caso a loja não te inspire confiança, já sabes, nem sequer penses em comprar!

Não usar cartões de crédito

4. Não usar cartões de crédito

Atualmente as lojas dispõem de diversas formas de pagamento. Contudo, deves evitar pagar com os cartões de crédito, já que esta opção envolve fornecer dados do cartão associado à tua conta. Opta antes por usar métodos como o PayPal ou o MB Way, que não requerem o fornecimento de dados para cumprir a transação com o vendedor.

5. Desconfiar das pechinchas

Semelhantemente ao que acontece nos negócios físicos, o valor dos produtos online seguem uma média de preços. Se porventura vês uma oferta muito abaixo da média, desconfia. Provavelmente o site não é fidedigno ou estás perante um produto contrafeito.

6. Cuidado com as vendas em redes sociais ou marketplaces

É muito comum recorrer-se a marketplaces ou a lojas das redes sociais para comprar alguns produtos novos ou em segunda mão. Porém, é necessário ter algumas cautelas, nomeadamente com a forma de pagamento e como vais receber o teu produto. O mais indicado é fazer os negócios presencialmente ou, então, procurar uma loja fidedigna para fazeres a compra.

7. Não utilizar computadores ou redes públicas

Por último mas não menos importante: usa sempre o teu computador e rede doméstica. Porquê? Porque nos computadores públicos ou de terceiros há a possibilidade das passwords e de todos os dados inseridos serem memorizados. Evita esse problema e previne-te: opta por fazeres compras quando estiveres em casa.

Estas são as dicas que te garantem uma experiência segura e satisfatória para compras virtuais. Depois de saberes como comprar online e experimentares a comodidade deste tipo de compras irás, certamente, render-te a ela!