Embora seja comum associar o calor como algo agradável como, por exemplo, a praia, dentro de casa isso torna-se insuportável. Por isso mesmo, procurar saber como arrefecer a casa no verão é algo que todos querem.
Apesar de nem sempre estar bom dentro de casa, muitas são as pessoas que acabam por suportar o calor para evitarem surpresas com a conta da luz. No entanto, podes contornar essa situação e manter a casa fresca sem teres de ligar um ar condicionado ou outro aparelho de climatização.
Queres saber como? Então continua a ler o artigo!
1. Utiliza isolamento térmico
À semelhança do que acontece no aquecimento da casa sem aquecedor, investir em isolamento térmico é o melhor que podes fazer pela tua casa.
Nesse sentido, deves calafetar as tuas portas e janelas, de modo a evitar que o calor entre pelas frinchas.
Caso tenhas disponibilidade financeira, investe no isolamento térmico do telhado e das fachadas. Apesar de ser um investimento avultado, a médio prazo conseguirás ter um retorno ao ver a tua conta da energia a descer.
2.Mantém as persianas e estores fechados
Sabias que 30% do calor da tua casa provém das janelas e dos estores ou persianas abertos?
Para evitares o aquecimento da tua casa, fecha as persianas e os estores nas horas de maior calor. Além disso, coloca cortinas e utiliza-as para criar uma barreira que evite a entrada do calor.
Ao realizares estes pequenos gestos, podes poupar 7% na conta da luz.
3. Abre as janelas à noite para arrefecer a casa
Quando as temperaturas exteriores forem inferiores às interiores, que por norma é durante a noite, abre as portas para arrefecer e deixar o ar circular.
4. Troca as lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED
Além de serem mais económicas e sustentáveis, as lâmpadas LED ajudam a manter a casa fresca, pois não emitem tanto calor como as lâmpadas incandescentes.
5. Aposta em plantas, dentro e fora de casa para arrefecer a casa
Caso tenhas um jardim ou varanda, utiliza a vegetação para criar uma barreira adicional contra a entrada do calor em casa.
No que diz respeito às janelas, podes utilizar a evapotranspiração, em que a evaporação das plantas humedecem o ambiente e refrescam o lar.
6. Utiliza cores claras
Esta é uma dica que se aplica à tinta que usas para pintar as paredes da tua casa, assim como o vestuário e têxtil lar, pois está comprovado que as cores claras refletem a radiação solar incidente.
7. Troca os lençóis
Assim que muda a estação, deves trocar os lençóis para manter quarto mais frio.
Durante o verão, em vez de tecidos sintéticos, usa roupa de cama de algodão, pois é mais fresco.
8. Evita cozinhar
Durante o tempo mais quente, opta por refeições leves e que não precisem de ser aquecidas. Deste modo, evitas o uso de eletrodomésticos que aquecem a casa e consegues poupar na alimentação. É um verdadeiro 2 em 1!
Recorre a apoios do Estado para arrefecer a casa
Caso precises, procura apoios para climatização do Estado, ao abrigo do Fundo Ambiental.
Assim, podes conseguir, entre outros, melhorar a eficiência energética da tua casa ou ter apoios à remodelação de estruturas que já existam na tua habitação.
Como vês, existem formas eficientes e ecológicas de manteres a tua casa fresca durante o verão. Só tens de aplicá-las para enfrentar o calor!