Como planear férias baratas? 7 dicas infalíveis

Assim que chega o bom tempo, tudo o que pensamos é em férias. Estás preocupado com o teu orçamento familiar? Então o melhor é procurares fazer férias baratas.

Embora seja possível encontrares férias de última hora baratas, o ideal é planeá-las com a máxima antecedência. Assim torna-se mais provável encontrares bons negócios como, por exemplo, férias com tudo incluído a preços baixos.

Para que possas ter o teu merecido descanso sem comprometer a tua gestão familiar, continua a ler o artigo e descobre as dicas infalíveis para aproveitares umas férias diferentes e baratas.

1. Pesquisa destinos menos procurados

Se procuras destinos para férias baratos, então começa por pesquisar os menos populares, pois quanto mais popular for um destino, mais caro é.

Para te ajudar a encontrar o local ideal, tem em conta os teus gostos e o que pretendes fazer. Por exemplo, se procuras sítios mais reservados, destinos montanhosos podem agradar-te.

2. Viaja fora da época alta

Durante a tua pesquisa de locais onde passar férias com pouco dinheiro, tem em conta a época em que estás a pesquisar. Caso contrário, podes ver as despesas com as tuas férias a triplicarem.

Se, por exemplo, só conseguires fazer férias em agosto, então deixo-te mais uma dica: opta por passar férias durante a semana. Por norma, os sábados, domingos e feriados são mais caros.

3. Planeia as tuas férias baratas

Uma das formas de conseguires fazer férias com pouco dinheiro é planeares tudo o que pretendes fazer: locais a visitar, pontos de interesse histórico e cultural, atividades que queres fazer, entre outros. Nesta lista, vê se existem dias e atrações gratuitas, por exemplo, em museus ou jardins.

Depois de assinalares as atividades gratuitas, analisa as atividades pagas e vê se existe a oportunidade de teres desconto para grupos ou de usufruir de cashback.

Por outro lado, define um orçamento disponível para atividades como comer fora ou comprar lembranças. Assim já sabes até onde podes ir e evitas pôr o teu orçamento familiar em risco.

No caso de comer fora, podes usar aplicações como o Tripadvisor para comparares os preços dos locais mais próximos de ti.

4. Equaciona viajar em grupo

Uma das opções mais comuns é fazer férias baratas em Portugal, o que significa que podes deslocar-te com facilidade, sobretudo de carro.

Para poupar no combustível ou no alojamento, podes ponderar viajar com amigos ou família. Deste modo, conseguem dividir despesas e passar férias com pessoas de confiança.

5. Procura casas de férias baratas

Seja em grupo, com a tua cara-metade ou sozinho, uma das melhores formas de reduzires as despesas com o alojamento é procurar casas em vez de hotéis ou hostels.

Regra geral, uma casa ou alojamento local permite-te desfrutares de umas férias como um local, permitindo-te fazer as tuas refeições em casa e, assim, poupar na alimentação. Além disso, consegues usufruir de maior privacidade.

Por exemplo, podes usar o Booking.com para procurar alojamentos e ter a oportunidade de ter 4% de cashback com a tua reserva.

Em todo o caso, faz a tua pesquisa e compara entre as diferentes opções que tens antes de avançares com a reserva. Primeiro, vê os preços nos comparadores de ofertas e depois no site oficial do alojamento. Por vezes tens preços mais simpáticos se reservares diretamente com o alojamento em questão.

6. Poupa nos bilhetes de avião

Viajar de avião é muito comum quando o destino das férias é noutro país. Por isso, é importante ter em conta esta despesa, para que o teu orçamento não fique comprometido.

Por exemplo, para teres umas férias baratas na Europa, pondera viajar em low cost. Só precisas de ver as taxas aplicadas antes de avançares com a reserva, pois às vezes pode não compensar.

Outra dica é optares por um aeroporto mais afastado do centro. Ao contrário do que podes pensar, esta não é, de todo, uma má opção, pois grande parte dos aeroportos já têm autocarros ou metro para te deslocares para o centro da cidade.

Planeamento de férias/viagem

7. Faz uma road trip

Se porventura estás à procura de fazer umas mini férias baratas, então uma excelente opção é fazeres uma road trip, isto é, uma viagem de carro, por destinos perto de casa.

Para reduzir as despesas, utiliza comparadores de preços dos combustíveis. Assim sabes onde é que podes abastecer por pouco dinheiro.

Onde passar férias baratas?

Apesar de existirem vários fatores que influenciam o preço das férias, é possível encontrar boas oportunidades de férias baratas com tudo incluído em 2023.

Segundo alguns sites de viagens, estes são os destinos que apresentam bom preços em 2023:

  1. Hungria;
  2. México;
  3. Vietname;
  4. Sri Lanka;
  5. Colômbia;
  6. Egito;
  7. Índia;
  8. Macedónia do Norte;
  9. Indonésia;
  10. Turquia.

De acordo com os especialistas, grande parte destes destinos são acessíveis pois são subestimados ou apresentam uma taxa de câmbio baixa, aumentando o dinheiro disponível para gastar no país.

Uma vez mais, tudo depende do tipo de alojamento que escolhas, pois o preço das viagens de avião para a maioria dos destinos é elevado.

O que fazer nas férias com pouco dinheiro?

Se é impossível para ti descansar fora de casa, então o melhor é procurar alternativas a custo reduzido. Mas como aproveitar as férias com pouco dinheiro? Dou-te algumas ideias:

  • Visitar pontos de interesse da tua cidade;
  • Fazer um piquenique no parque da cidade;
  • Visitar a cidade vizinha e explorá-la ao máximo;
  • Ir até um miradouro para ter outra perspetiva da cidade;
  • Procurar iniciativas de férias de verão na tua junta de freguesia ou Câmara Municipal (por exemplo, workshops);
  • Passar umas férias baratas na praia da tua zona de residência (existem praias em Portugal que são de cortar a respiração!).

Agora que sabes como fazer férias baratas, tenho a certeza que vais conseguir desfrutar do teu merecido descanso e, assim, ter mais energia para continuar a tua caminhada para a liberdade financeira!

Tens outras dicas de férias baratas? Partilha-as nos comentários!

Artigos que deves ler

Deixar um comentário