Acabaste de fazer um bolo e sobraram imensas cascas de ovo. Nesse caso, o que fazes imediatamente a seguir? Deitas fora, não é verdade? Contudo, a partir de hoje vais deixar de fazê-lo! A seguir explico-te o porquê.

O que é que as cascas de ovo têm de especial?

Segundo o jornal britânico Mirror, as cascas de ovo são uma excelente fonte de cálcio (têm 95% de carbonato de cálcio). Esta propriedade é excelente para se usar como antiácido para aliviar a azia, a indigestão e as dores de estômago.

Ainda de acordo com a mesma fonte, uma casca de ovo tem cerca de 2 gramas de cálcio, o que corresponde entre o dobro ao quadruplo da dose diária recomendada.

Cascas de ovos

Como consumir as cascas de ovo?

Antes de mais nada, não as deves consumir cruas. De acordo com a fonte supracitada, deves cozê-las bem e levá-las ao forno durante 15 a 20 minutos a 90ºC (aproveita o calor do forno assim que acabares de usá-lo). Desta forma conseguirás aproveitar o valor nutricional das cascas em segurança.

Assim que estiverem assadas, poderás triturá-las para obter uma farinha para inserir na tua alimentação. Mas atenção, não abuses na quantidade que colocas, pois cálcio em excesso também faz mal.

Como usar as cascas de ovo?

Agora que já sabes o verdadeiro potencial desta magnífica fonte de cálcio, certamente que te deves estar a perguntar como podes tirar o máximo proveito dela. Acredites ou não, não servem só para a alimentação! Poderás usar estas cascas para, por exemplo, semear plantas.

Estás pronto? Continua a ler e descobre 8 formas de aproveitares cascas de ovo!

Alimentação

Fazer um bolo

Nota: antes de inserires as cascas em preparados alimentares, certifica-te que as lavas muito bem, sobretudo se os ovos forem caseiros.

1. Fazer farinha de casca de ovo

Apesar de parecer estranho, podes aproveitar as cascas de ovo para, por exemplo, colocá-las no preparado do bolo que estás a fazer. Tudo o que precisas fazer é seguir as indicações que te dei no início deste artigo para fazeres a tua farinha de casca de ovo em segurança!

2. Tornar o café mais agradável

Não gostas do sabor amargo do café? Então prepara-te! Ferve as cascas que tens com o café (numa cafeteira) e coa tudo bem para não ingerir nenhum pedaço.

Jardinagem

Cascas de ovos com ervas aromáticas

3. Remédio contra pragas

Costumas ter muitas pragas no teu jardim? Então há uma forma muito fácil de te livrares delas! Como? Espalhando as cascas de ovo nos lugares infestados.

4. Colocar plantas ou ervas aromáticas

Embora se possa plantar ervas aromáticas dentro de um frasco com água, existem outras formas de plantá-las. Sabias que uma delas é recorrendo às cascas de ovo?

Se estiveres a pensar semear algumas plantas ou ervas aromáticas, fá-lo usando uma casca de ovo. Para isso, coloca algumas sementes e transfere a muda para o solo. Assim consegues adobar a planta e o solo graças ao cálcio das cascas!

5. Adubo natural para as plantas

Seja para transformá-las diretamente em adubo ou para juntares à tua compostagem orgânica, não desperdices as cascas de ovo. Porquê? Porque elas são uma maravilhosa fonte de cálcio para as tuas plantações.

Usos na limpeza

Cascas de ovo para limpar panelas

6. Tirar o resto de comida das panelas

comida agarrada no fundo ou nas paredes da panela? Pega em cascas de ovo e usa-as para esfregar as panelas ou os pratos. Verás que ficará tudo a brilhar!

7. Limpar os jarros

Sabes aquelas jarros estreitos para adornar a casa? Embora sejam muito bonitos, numa coisa temos que concordar: são difíceis de limpar. Contudo, a casca do ovo que acabaste de partir pode-te servir para limpá-los.

De modo a conseguires uma boa limpeza, enche o jarro com água morna, sabão e cascas esmagadas. Agora agita e mistura tudo. Deste modo a água morna e o sabão soltam a sujidade enquanto as cascas limpam as paredes do jarro.

8. Afiar as facas

Estás a precisar de afiar as tuas facas mas não tens amolador? Então está na altura de colocares as cascas de ovo no congelador. Assim que estiverem duras, passa-as pelas tuas facas para afiar a borda delas.

Agora diz-me: conhecias alguma destas dicas? Tens outras que gostarias de partilhar comigo?