Se sofres com falta de espaço em casa, sabe como plantar ervas aromáticas num frasco com água neste artigo. Se seguires todas as indicações, vais ter uma explosão de sabores nos teus cozinhados. Além disso, estarás a poupar na tua conta do supermercado!

Como plantar ervas aromáticas num frasco em 3 passos

Embora o comum seja plantar ervas aromáticas em vasos, a grande verdade é que muitas delas podem ser cultivadas num frasco com água. Além do processo ser bastante simples, as plantas podem durar um ano inteiro recorrendo a este método.

Para que a tua colheita seja boa, só precisas de seguir 3 simples passos:

  1. Coloca água da nascente, mineral ou da chuva (nunca da torneira porque tem cloro) num frasco de vidro com bocal estreito. Coloca estacas para que as ervas fiquem direitas;
  2. Cola um autocolante uma banda de fita-cola a tapar a zona das raízes para que estas não estejam expostas à luz solar (evita que ganhem musgo);
  3. Muda, uma vez por semana, a água do frasco durante 4 ou 5 semanas. Depois desse período não necessitas de mudar mais, uma vez que as raízes já estão sedimentadas.

Nota: tem a certeza que o caule não tem muitas folhas. Caso tenha, vai apodrecer e contaminar a raiz.

Como plantar ervas aromáticas num frasco com água

9 ervas aromáticas para plantares num frasco com água

Depois das dicas, chegou a altura de partilhar contigo as ervas aromáticas que podes plantar já na tua casa.

Alecrim

Apesar de demorar a enraizar, esta erva aromática dá-se bem seguindo esta técnica de cultivo. Como gosta de sol, é importante deixá-la perto de uma janela, por exemplo.

Tomilho

O segredo para o tomilho “se vingar” é, durante a primavera, colocar as estacas ainda verdes na água. Assim que começar a crescer, basta ires cortando as hastes para que continue a crescer saudável.

Orégãos/Orégano

Muito usada nas massas e pizzas, esta erva aromática não pode mesmo faltar na tua cozinha. Para usares as propriedades desta erva, basta arrancares as folhas das pontas.

Sálvia

A sua plantação deve ocorrer na primavera, sendo que os cuidados mais específicos a teres com ela é mantê-la num lugar arejado e com luz.

Folhas de hortelã

Hortelã

Seja qual for o tipo de hortelã (pimenta, menta, entre outras), esta planta é maravilhosa para adicionares aos teus refrescos e batidos. Por isso, planta-a num frasco para que possas usá-la quando quiseres. É muito fácil de plantar e conservar!

Manjericão

Outra aposta para quem adora dar sabor às massas. Se é o teu caso, tudo o que tens que fazer é manter esta erva num local quente e com luz. Por isso não tenhas medo de pô-la em contacto direto com a luz solar!

Stevia

Se estás num processo de redução do açúcar da tua alimentação, aqui tens a aliada perfeita. Podes tê-la em casa num frasco com água. Só precisas de colocá-la perfto da janela.

Estragão

Deves colher esta erva aromática na primavera pois só assim terá uma vida duradoura. Planta esta erva de forma normal, contudo tem atenção ao facto do estragão gostar de sol e calor.

Sálvia

Basta cultivares a sálvia na primavera e mantê-la num local arejado e com luz.

Além de estares a melhorar a tua saúde ao dares mais sabor aos teus pratos sem o uso de sal, estás também a poupar dinheiro, uma vez que 25g destas ervas aromáticas custam mais de 0,50€ – em casa o custo é mais reduzido!

Agora que sabes como plantar ervas aromáticas num frasco com água, está na altura de pores em prática!