Onde vender livros usados online em Portugal?

Estás com a tua prateleira cheia de livros e a precisar de um rendimento extra? Então está na altura de começares a vender livros usados online.

Embora não seja fácil separarmo-nos de um livro, é importante dar-lhe outra oportunidade. Porquê? Porque não só ajudam a fazer dinheiro, como também libertam espaço para novas leituras. Além disso, enriquecem a vida de outra pessoa, fomentando a economia circular.

Assim sendo, separa os que queres que ganhem uma nova vida e segue as minhas dicas para vender livros usados online em Portugal.

Neste artigo, vais ficar a saber:

  • Como vender livros usados online;
  • 6 sites para vender livros usados pela Internet.

Vamos a isso?

Cesto com livros

Vale a pena vender livros que já não uso?

Sim! Aliás, um estudo da GfK revela que 86% dos inquiridos afirmam ter comprado livros usados em 2022, dos quais 54% procuram artigos de literatura e narração, 29% livros antigos (29%) e 29% livros práticos e de referência. Afirmam ainda querer comprar a mesma quantidade ou mais de livros em 2023.

Como vender livros usados online?

Antes de tudo, é importante dar-te algumas dicas de como vender livros usados pela Internet. Afinal, tens de te destacar face à concorrência, isto é, a outros artigos usados e novos.

Assim sendo, deves:

  • Escolher uma plataforma de venda popular e, de preferência, com diferentes formas de pagamento;
  • Verificar os Termos e Condições da plataforma para vender livros usados, para saber o que tens de fazer;
  • Organizar os livros por categoria e/ou autor;
  • Verificar se os livros têm rasgões ou outros sinais de desgaste;
  • Listar os livros que tens, anotando o ISBN;
  • Determinar preços (podes ver livros semelhantes à venda, de modo a ajudar-te a definir um valor justo);
  • Criar descrições detalhadas de cada livro, incluindo eventuais defeitos (resgões, manchas, entre outros);
  • Tirar fotos aos livros.

Posto isto, basta fazeres a inscrição na plataforma que desejas, fazer upload de todos os dados e começares a vender. Mas onde? Eu digo-te a seguir.

Quero vender livros usados: 6 sites que te ajudam nessa missão

Acredito que já conheças alguns sites como o OLX, o CustoJusto ou até o Marketplace do Facebook. Mas sabias que existem outros sites (e até grupos) onde vender livros usados? Sim, é isso mesmo! Existem diversas alternativas que te irão permitir ganhar dinheiro (e espaço) extra ao fim do mês.

Já tens aí uma pilha de livros usados que queres vender online? Então agora só tens que ver onde os podes despachar! Abaixo tens algumas opções.

Plataformas dedicadas à venda de livros usados

Em primeiro lugar, mostro-te sites dedicados apenas à venda de livros em Portugal e onde, certamente, conseguirás vender mais depressa os teus livros usados, pois têm uma grande comunidade de apaixonados pela leitura.

1. Trade Stories

O Trade Stories foi um projeto que nasceu em plena pandemia no ano de 2020. Desde então tem vindo a crescer e já é uma referência no que diz respeito à compra e venda de livros usados online.

Este projeto, que nasceu pelo gosto da fundadora por literatura, é completamente gratuito para quem o usa. Por isso, a venda e a compra, bem como a comunicação entre as partes interessadas, é da inteira responsabilidade dos utilizadores.

Eu já o utilizei e posso dizer que todo o processo de compra é simples. Aliás, sempre que penso em comprar um livro, seja ele técnico ou não, vejo primeiro se existe alguma oferta nesta plataforma.

Caso não encontres o que procuras, registar o teu pedido de procura. Assim, se alguém vir e tiver o livro que pretendes, entrará em contacto contigo.

2. Bibliofeira

A Bibliofeira funciona como um intermediário entre o comprador e o vendedor de forma completamente gratuita. A única exceção é se quiseres adquirir a funcionalidade “Livros destacados”, que terás de pagar. De resto, desde o anúncio até à compra, é tudo feito a custo zero.

3. Bokay

Apesar de ter surgido em 2004, em bancas móveis, a Bokay abriu a sua loja online e física em 2021, de modo a chegar a mais leitores.

Nesta plataforma, podes comprar e vender livros seminovos e usados, em que só compras livros em bom estado de conservação. Em muitos casos, o estado deles assemelha-se a um livro novo.

Para vender livros usados na Bokay, precisas de ter em atenção o seguinte:

  • A Bokay não compra manuais escolares, enciclopédias ou livros em mau estado de conservação;
  • Deves ter lotes de, no mínimo, 30 livros para poderes negociar (se for espólios completos, grandes e médias bibliotecas, melhor);
  • Os livros têm de estar em bom estado de conservação (pode apresentar ligeiros vincos, algum desgaste na encadernação, conter assinatura de posse e ou dedicatória, sublinhados ou anotações a lápis).

Se te parece uma boa opção, basta preencher o formulário de venda da Bokay.

Outros sites onde podes vender livros usados

Além de sites dedicados a livros, existem outras plataformas onde é possível vender livros usados na Internet. Queres saber quais são? Continua a ler.

4. Vinted

Embora a Vinted esteja muito associada à venda de roupa em segunda mão online, a verdade é que podes vender, entre outros artigos, livros usados.

A boa notícia é que não tens de pagar qualquer comissão. Por isso, só precisas de fazer o upload dos teus artigos, começar a vender e, assim que o comprador receber e confirmar a receção da encomenda, o montante da venda passa para a tua conta na Vinted. Depois,  podes gastá-lo ou levantá-lo para a tua conta bancária.

5. eBay

Apesar de funcionar muito bem para comprar gadgets e afins, sabias que o eBay também é excelente para venderes online os teus livros usados? É provável que funcione melhor se tiveres livros raros ou escritos em inglês, porém, vale a pena tentar, não achas?

6. Amazon

À semelhança do que acontece com a plataforma anterior, vale a pena tentar vender livros usados na Amazon, sobretudo se são escritos em inglês.

Por ter uma grande audiência, esta pode ser um site interessante para poderes libertar espaço na tua estante e conseguir bom dinheiro com isso.

Winkingbooks – troca e venda de livros usados online

Ainda que este artigo tenha sido escrito com o intuito de ajudar-te a dar alternativas para venderes e ganhares dinheiro extra com a venda daquilo que não usas, não podia deixar de mencionar este site.

O Winkingbooks é uma plataforma onde é permitida a venda de livros usados mas sem ganhar dinheiro. Como assim? Simples: por cada livro publicado e vendido, recebes pontos em vez de dinheiro. Com eles poderás “comprar” outros livros usados na plataforma, promovendo assim a economia circular. No final, todos acabam por ter acesso à literatura e saem todos a ganhar!

Tens outras coisas para vender? Então vê onde podes vender coisas usadas para ganhares dinheiro e espaço!

Grupos de vendas e trocas no Facebook

Tal como existem grupos no Facebook para fins de entretenimento, existem aqueles que promovem vendas de coisas usadas, incluindo livros em segunda mão. Por isso, podes sempre recorrer a alguns deles para esvaziares a tua estante. Não sabes onde? Dou-te algumas sugestões (alguns funcionam também para trocas):

Se por acaso conheceres mais algum grupo, sente-te livre para indicá-lo nos comentários! Afinal, esta é uma luta de todos no combate ao consumismo e à promoção das poupanças, não é verdade?

Que outras alternativas tenho para vender os meus livros usados online?

Se por acaso nenhuma das alternativas acima de agradar, podes sempre optar por outras soluções. Quais? Aproveitar as redes sociais a teu favor.

Da mesma forma que as usas para te conectares com os teus amigos, porque não usas para promover a venda do que tens em casa?

Seja uma conta específica para livros ou uma mais generalista, podes sempre criar um perfil no Instagram ou uma página do Facebook. Se quiseres, podes até encarar isto como uma venda de garagem digital. Assim alias o útil ao agradável: chegas a mais pessoas sem sair de casa.

Resumindo

Conforme consegues ver, existem inúmeras alternativas para vender livros em segunda mão. Seja através de sites ou redes sociais, há sempre uma solução para dares uma nova vida àquilo que já não lês.

Agora partilha comigo: costumas vender livros usados online? Ou és mais de comprar?

Embora reúna aqui a informação disponibilizada em cada site, isso não invalida que tenhas que ler os Termos e Condições de cada um. Por isso, antes de te inscreveres nas referidas plataformas, lê atentamente todas as condições e faz a tua decisão.

Artigos que deves ler

7 Comentários

Jose Monteiro -

Tenho milhares de livros tecnicos e antigos para venda
Quinta da Serrada
Monteiro

Responder
Filipa -

Olá!
Obrigada pelas dicas. Criei conta no Trade Stories..

Responder
Joana Freitas -

Olá Filipa! Obrigada eu pela confiança nas minhas dicas 🙂 Depois diz-me como é que está a correr a tua experiência!

Beijinhos,
Joana Freitas

Responder
Maria José Fresta -

Obrigada pelas dicas. O site está maravilhoso. Tenho uma pergunta: é mesmo preciso cartão de crédito para fazer a inscrição nos sites? Não tenho cartão de crédito, terei de fazer algum cartão virtual? Obrigada mais uma vez e parabéns.

Responder
Joana Freitas -

Olá Maria José,

Muito obrigada pelas tuas palavras, fico tão feliz por saber que o artigo é útil 🙂

Para fazer a inscrição nos sites, alguns podem pedir o cartão de crédito por causa dos pagamentos. Mas, para isso, basta criares um cartão de crédito virtual no MBWay que, à partida, já resolve o problema 🙂

Qualquer questão que tenhas, estou ao teu inteiro dispor!

Beijinhos e continua desse lado 🙂

Responder
Lio Monk -

Muito boas dicas, Joana! Já estou a vender os meus livros no Trade stories e vou ver atentamente os outros locais que referiste. Obrigado

Responder
Joana Freitas -

Olá Lio,

Fico tão feliz por isso! Espero que, como sempre, tenha sido útil e contribuído para melhorar as tuas Finanças Pessoais 🙂

Continua desse lado! Se quiseres sugerir algum tema ou tiveres alguma dúvida, dispõe sempre 🙂

Responder

Deixar um comentário