Já sentiste que o dinheiro desaparece da conta e nem percebes como? Não estás sozinho.
A maioria das pessoas não tem noção real de onde está a gastar, e é exatamente por isso que a Bilance pode ser uma viragem na forma como geres o teu dinheiro.
Neste artigo, explico-te o que é a app, como funciona, quais são as principais vantagens e como podes experimentá-la gratuitamente durante 30 dias.
Tabela de conteúdos
O que é a Bilance?
A Bilance é uma app de gestão de finanças pessoais, criada na União Europeia, que te permite ver todas as tuas contas bancárias num só lugar, analisar os teus hábitos de consumo e tomar decisões mais inteligentes com o teu dinheiro.
A app usa inteligência artificial e tecnologia open banking para categorizar automaticamente as tuas despesas, mostrar-te onde gastas mais e sugerir melhorias. Tudo isto de forma segura e privada, com leitura apenas dos teus dados (a aplicação não mexe no teu dinheiro).
Desde 2022, a Bilance já ajudou mais de 50.000 pessoas na Europa a ganhar mais controlo financeiro, e agora podes ser a próxima.
O que podes fazer com a app Bilance?
Com a Bilance app, podes:
- Ver onde o teu dinheiro está realmente a ir;
- Agrupar todas as tuas contas bancárias num só sítio;
- Categorizar automaticamente os teus gastos (por exemplo, alimentação, transporte ou lazer);
- Definir orçamentos mensais por categoria;
- Partilhar a tua gestão financeira com o/a teu/tua parceiro/a;
- E, claro… poupar mais dinheiro todos os meses.
Porque é que vale a pena experimentar a app Bilance?
Por ser uma app feita na União Europeia, tem infraestruturas seguras e total proteção dos teus dados pessoais e bancários.
Além disso, funciona com mais de 2.800 bancos em toda a Europa, incluindo os principais bancos portugueses: Millennium BCP, Caixa Geral de Depósitos, Santander, ActivoBank, BPI, Novo Banco, Bankinter, Revolut, Wise, Crédito Agrícola, Montepio e muitos mais.
Tens acesso a um resumo mensal automático dos teus gastos. Ou seja, consegues ver quais as despesas mensais a reduzir.
Por outro lado, é possível usar a app com contas individuais ou conjuntas (ideal para casais que querem partilhar a gestão do orçamento).
A minha experiência a usar a Bilance
Neste momento, estou a usar a versão a solo, ou seja, ainda não convenci o meu namorado a usar esta app. Ainda assim, posso garantir que a Bilance traz-me muita clareza em relação às minhas finanças pessoais.
Apesar de já ter usado outras apps de gestão de finanças pessoais, confesso que não gostei de nenhuma ao ponto de querer subscrevê-la. No entanto, com a Bilance isso mudou!
Visão geral dos gastos do mês
Em primeiro lugar, o facto de ter uma visão geral do meu mês é algo que me fascina. Como trabalho por conta própria, às vezes preciso de fazer investimentos para a atividade, o que implica “reduzir” o dinheiro que fica a título pessoal. Com a app, consigo ter uma visão geral em termos de saldo “positivo” para perceber se é ou não um bom momento para avançar.
Por outro lado, gosto dos relatórios que a app gera. De forma muito resumida, consegues ler e refletir sobre o que se passou ao longo do mês, justificando os resultados (positivos ou negativos), o que para mim é maravilhoso, pois há meses em que o ritmo é tão intenso que não consigo parar para refletir sobre os gastos do mês.
Despesas categorizadas com IA
Outra das grandes vantagens desta app de gestão de finanças pessoais é o facto de categorizar todas as despesas com IA. Ou seja, de forma automática, tens a maioria das tuas despesas categorizada! Mas convém sempre reveres, pois podem existir despesas mal categorizadas (muito comum quando começas a usar a app). Assim que “afinares” esse detalhe, todo o processo passa a ser automático.
Ao categorizar de forma automática as tuas despesas, é possível veres, entre outros relatórios e funcionalidades, a percentagem de gastos em cada categoria. Por exemplo, no print abaixo é possível perceber que houve muitas despesas de saúde e educação (cerca de 27%), o que diminuiu a minha margem para investimentos.
Se reparares também, eu optei por ver a percentagem que cada despesa “ocupou” no meu orçamento, face aos ganhos. Mas ao lado, poderia optar pela visão de apresentar pela maior ou menor percentagem registada ou apenas pelo valor, em euros.
Como funciona na prática?
Agora que tens uma breve noção de como é que a app funciona, eis o que precisas fazer para usá-la:
- Descarregar a app Bilance (disponível para Android e iOS);
- Conectar as tuas contas bancárias de forma segura;
- A app analisa os teus gastos dos últimos meses e cria gráficos e categorias automáticas;
- Definir orçamentos por categoria (alimentação, transporte, lazer, entre outros);
- Começar a receber alertas e sugestões para gastares menos e poupares mais.
E a segurança dos dados?
A Bilance trabalha com a GoCardless, uma empresa autorizada pela Autoridade Francesa de Supervisão Financeira (ACPR). A app só tem acesso de leitura aos teus dados, ou seja, nunca consegue movimentar dinheiro nem fazer transferências por ti.
Podes apagar os teus dados a qualquer momento, e a Bilance nunca vende informação pessoal nem financeira.
Quanto custa a app Bilance?
A Bilance custa 5,99€ por mês. Mas se optares pelo pagamento anual, fica a 2,75€ por mês.
Como quero que experimentes mesmo esta app de gestão do teu orçamento familiar, tenho um código para ti: se usares o código MISSPOUPA, recebes 30 dias grátis da versão premium (válido apenas para novos utilizadores, aplicável antes de iniciares o teste gratuito standard).
Como usar o código promocional?
- Descarrega a app da App Store ou Google Play;
- Vai ao ecrã de subscrição;
- Carrega em “Promo code” (vê a imagem abaixo);
- Insere o código MISSPOUPA antes de começares o período de teste gratuito.
E pronto! Tens acesso premium durante 30 dias sem pagar nada.
Começa a organizar as tuas finanças pessoais
Se queres começar a poupar, tens de saber onde e como estás a gastar. A Bilance ajuda-te a ter essa visão com poucos cliques, sem folhas de Excel e sem stress.
Com a Bilance, ganhas controlo, consciência e motivação, e com o código MISSPOUPA, ainda testas tudo gratuitamente durante 30 dias.