O que fazer com livros escolares usados? 5 alternativas amigáveis

Quando chega o fim de um ano letivo, é normal existir não só material escolar usado, como também livros escolares usados. Perante isto, a dúvida é: o que fazer com eles?

Apesar de agora os manuais escolares serem gratuitos, a realidade nem sempre foi esta. Por isso, é muito comum existirem manuais escolares usados. Mas as boas notícias é que existe sempre alternativa, seja vender manuais escolares usados, seja doá-los.

Ao longo deste artigo, descobre o que é que podes fazer – seja ganhar um rendimento extra, seja fazer uma boa ação. Vamos a isso!

Os manuais escolares são gratuitos em Portugal?

Antes de tudo, e para os mais desatentos, convém explicar este ponto, que te pode ajudar a entender o que podes fazer.

Recentemente, o Governo criou o programa MEGA, que tem como objetivo disponibilizar de forma gratuita os manuais escolares do 1º ao 12º ano, incluindo vias profissionalizantes. Porém, existem exceções.

Em primeiro lugar, só tem acesso aos manuais escolares gratuitos os alunos com matrícula na rede pública e em estabelecimentos de ensino particular e cooperativo com contratos de associação. Ou seja, ainda existem alunos do ensino privado que têm de comprar os manuais.

Por outro lado, os livros de exercícios ou de fichas não estão abrangidos pelo programa MEGA, portanto, terão de ser adquiridos em separado.

Posto isto, já consegues perceber que há a possibilidade de conseguires vender manuais escolares usados, isto é, os livros de atividades.

O que fazer com livros escolares usados? 5 opções impactantes

Agora que sabes como é que funciona o mercado dos manuais escolares em Portugal, está na altura de te falar do que interessa, que é o que podes fazer com os teus livros escolares usados.

1. Vender os manuais escolares usados

A venda de livros escolares usados pode parecer óbvia, mas é a que te permite desocupar espaço em casa e ganhar algum dinheiro.

Embora possas vender livros escolares usados em plataformas para venda de artigos em segunda mão, existem plataformas específicas para o âmbito escolar, tais como:

2. Trocar livros escolares usados

Em alternativa, podes sempre tentar procurar quem precise de um livro escolar que tu tens, em troca de teres um livro escolar ou outro material que precises.

Deste modo, desocupas espaço e obténs algo que realmente precisas para o teu trajeto escolar.

Livros escolares usados

3. Entregar os livros escolares usados num banco de livros

Uma vez que nem todo o material didático está abrangido pelo programa do Governo, é normal existirem famílias numerosas ou carenciadas à procura de livros de atividades ou de fichas. Portanto, podes entregá-los em bancos de livros.

Por exemplo, a Ensina, em Braga, tem um banco de livros para fornecer de forma gratuita a quem precisa. No entanto, tens de contactá-los antes de efetuares qualquer donativo.

Onde depositar livros escolares usados?

Por norma, as câmaras municipais, as juntas de freguesia, as bibliotecas municipais e alguns estabelecimentos de ensino costumam ter bancos de livros escolares usados. No entanto, podem existir outras associações de cariz social na tua zona que aceitem estas doações.

Para saberes onde entregar os teus manuais escolares usados, assim como as condições para doação, procura nas organizações da tua região.

4. Doar livros escolares para África

Caso queiras fazer a diferença, podes optar por procurar organizações que aceitem manuais escolares usados para enviar para África, mais concretamente para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Para o efeito, deves procurar Organizações Não Governamentais (ONGs) que aceitem este tipo de donativos com esta finalidade. Se estás em Barcelos, então podes contactar a SOPRO, que aceita este tipo de donativos.

5. Doar os manuais usados em mau estado

Se porventura tens livros escolares em mau estado, então não os deites fora. Em vez disso, podes doar à iniciativa Papel por Alimentos, do Banco Alimentar.

Antes de doares, entra em contacto com o Banco Alimentar mais próximo de ti.

Artigos que deves ler

Deixar um comentário